| hmin
Com a intenção de colaborar para a transformação do processo eleitoral numa "escola de civismo", o arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, lançou nesta quinta-feira, 14 de março, uma cartilha para orientar eleitores católicos na escolha de candidatos.
Com 24 páginas, o folheto enumera as características indesejáveis nos candidatos, descarta partidos de orientação marxista e critica os que apóiam invasões de terras.
O lançamento segue orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aprovou no ano passado a elaboração de material sobre as eleições para ser usado em discussões junto às paróquias. O conteúdo se destina, por exemplo, a grupos de jovens e de oração. O texto prega o respeito entre os candidatos e às instituições durante a campanha. Ao final, apresenta as datas mais importantes do calendário eleitoral deste ano.
Embora as pastorais sociais ligadas à CNBB publiquem folhetos com orientações para a escolha de candidatos desde a década de 80, uma cartilha assinada pelo arcebispo é novidade. Dom Dadeus disse ter tido o cuidado de lançar a cartilha com bastante antecedência para não ser acusado de estar indicando algum candidato. Para ele, os tempos em que a Liga Eleitoral Católica elaborava uma lista de candidatos em quem os fiéis deveriam votar são coisa do passado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.